segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Quem sabe me dizer qual é o verdadeiro significado do verbo amar?
Amar no pretérito imperfeito não é amar. Não precisamos daquele amor que se conjuga no passado, precisamos da conjugação do verbo no presente.
Não diga que me amou: diga que me ama.
Já me disseram que amar é se entregar de corpo e alma, mas esses mesmos que me deram essa resposta recolheram seus corpos e suas almas para sí, deixando o outro como veio ao mundo: nu. Se fosse uma nudez relacionada a roupas, talvez fosse infinitamente mais fácil se vestir novamente, mas sendo uma nudez de espírito, de paz que se torna a maior das guerras já presenciadas, de inocência que vai pelo ralo, tudo se torna intensamente hostil, e não é fácil juntar as roupas e vesti-las outra vez. Já ouvi dizer que teve gente que preferiu ficar nu a se vestir de novo. Talvez eu preferisse também, até porque ficar sem roupas é legal, a gente se sente mais livre. Talvez todos devessem viver pelados, pois se todos vivessem pelados, eu aposto que não iriam ficar com toda aquela apreensão, pra juntar as roupas jogadas no chão, quando alguém batesse na porta.
Não cheguei à conclusão nenhuma, eu sei, porque o amor não se conclui, embora alguns amores cheguem ao termo da ação. Amor que é amor permanece, mesmo que alguém te deixe nu. Portanto, completando a idéia citada no início do texto, jamais será “eu te amei”, e sim “ eu te amo”.