sábado, 16 de agosto de 2008

Improviso...

Eu acho bacana ter um blog, onde as pessoas contam coisas de suas vidas, ou textos, enfim. Eu nunca tive um blog, devido a isso, vamos ver como vou me sair. (espero que bem) obvio que hoje as coisas não vão fluir muito, mas com o tempo vou criando uma certa intimidade aqui, digamos assim.

Como é minha primeira vez aqui, vou improvisar...
Eu resolvi criar um blog pra contar coisas do meu cotidiano insano e colocar aqui algumas coisas que escrevo (poemas, se é que podem ser nomeados assim). Ou escrever quando tiver vontade mesmo. Porque as vezes eu sofro de transtorno bipolar, e assim como eu quero eu posso daqui um segundo não mais querer. haha!

Além de ter alguns transtornos bipolares, acho que sofro de agorafobia (?). ahahaha
Eu não sei, mas tenho algumas características em comum com esse pânico que é agorafobia.

Características:

“A relação entre a agorafobia e o pânico é muito próxima”. Existe transtorno do pânico sem agorafobia, mas a agorafobia sem pânico é rara, havendo até mesmo quem afirme que não existe agorafobia isoladamente. De 1/3 a 1/2 dos pacientes com pânico apresentam agorafobia. As crises de pânico são bastante desagradáveis, mas não afetam o ritmo de vida como a agorafobia faz: torna os pacientes dependentes de outras pessoas para sair de casa e fazer as coisas mais elementares como comprar um pão na padaria. A agorafobia pode impedir o paciente de ir ao trabalho, ao médico, de ajudar quem dele precisa. Pode até impedir o paciente de comparecer a ocasiões especiais como o casamento do próprio filho. A agorafobia pode tanto se manifestar de forma específica ou generalizada como sair de casa. Os lugares específicos mais freqüentemente atingidos pela a agorafobia são os túneis, passarelas, pontes, avenidas largas ou rodovias; pode se manifestar pelo medo de multidões como nos shopping centers, restaurantes, filas, cinemas, teatros, elevadores. A limitação eventual incomoda pouco, mas quando atinge locais essenciais como ônibus, carros, metrô ou trens a vida do paciente fica bem mais comprometida. Toda essa dificuldade sempre é superada pela companhia de alguém: às vezes basta uma criança como companhia para o agorafóbico sentir-se tranqüilo. Por causa da necessidade de companhia, a agorafobia interfere na dinâmica da família. Há pacientes que não toleram ficar sozinhos em casa, precisando ou exigindo a presença de alguém. Este tipo de problema provoca irritação nos parentes que quando não conhecem o problema passam a hostilizar ou ridicularizar o paciente que sofre com sua ansiedade e com a incompreensão. Quando o tratamento não é feito ou não é conhecido, o paciente realmente depende da presença de outras pessoas, e surge com isso um sentimento de culpa por estar interferindo na vida dos outros e ao mesmo tempo uma inconformidade com essa situação incontrolável é incompreensível para o próprio paciente. A impossibilidade de solucionar o problema leva o paciente a pensar em suicídio e a desenvolver um quadro depressivo."

Eu não sou depressiva nem penso em cometer suicídio, mas como eu não sei o dia de amanhã... Eu não posso dizer nada.

Eu realmente odeio locais onde tem muita gente em volta, eu amo ir a shows, mas me sinto super desconfortável com todo aquele tumultuo de pessoa em minha volta. Mas eu agüento, e isso indica que meu caso não é tão ruim assim.

Eu não gosto de ir a padaria, mas nunca achei que isso de certa forma fosse uma "doença". Acreditava que era preguiça mesmo. hahaha .______.

Mas de fato é real, que quando tenho companhia faço qualquer coisa e vou a qualquer lugar, seja onde tem grande concentração de pessoas ou não.

Também odeio freqüentar médicos, mas achei que isso acontecesse pelo fato de eu ter meio que um anseio estúpido de jalecos brancos, e de me sentir sufocada com aquele cheiro de luvas de dentista que os hospitais tem.

Ou sei lá, achei que eu pudesse sofrer de um leve distúrbio mental mesmo. Sei lá.

Mas dizem que isso "cura" espontaneamente ao longo do tempo. E enquanto isso eu fico aqui, escrevendo, escrevendo...
Afinal, nem sei se sou agorafóbico mesmo!

Meus erros de português são constantes, por isso, desconsiderem.
Tomara que seja visitado. Enfim, era isso.